quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Entrevista às monitoras

Entrevista – “Por detrás da cena”
Na sequência da visita de estudo/ oficina no Teatro Viriato de Viseu, considerámos importante a realização de uma entrevista às nossas monitoras, Maria João Rochete e Raquel Marques. O objectivo primordial relacionava-se com o trabalho desenvolvido com as escolas. O guião da entrevista foi enviado por e-mail, dada a impossibilidade de nos deslocarmos novamente a Viseu.
Alunos - Como surgiu a ideia de promover esta iniciativa?
Monitoras- O Teatro Viriato tem vindo a promover iniciativas, como as visitas guiadas, de forma a sensibilizar e despertar o espírito de descoberta, de aprendizagem e de interpretação e apelar aos sentidos, na interacção com os espaços e as memórias do Teatro, através de estratégias e recursos pedagógicos e criativos e daí surge a ideia de conceber esta visita.
Alunos - Há quanto tempo desenvolvem este projecto ?
Monitoras- Esta visita existe desde 19 de Março de 2009.
Alunos - Gostam de desenvolver projectos deste tipo com as escolas?
Monitoras- Sim, é sempre um prazer receber os grupos escolares e dar-lhes a conhecer e experimentar as práticas de trabalho técnico que antecedem o momento mágico de um espectáculo e, depois, o próprio espectáculo.
Alunos - Consideram fácil desenvolver esta actividade em tão pouco tempo? (2horas)
Monitoras- Nunca é fácil criar cenários, desenhar luzes, testar som, conceber imagens, adaptar a cada espaço, ensaiar, subir ao palco e depois descer. No fim, aplausos e novas experiências são sempre guardadas nas nossas memórias como monitoras e pensamos que na memória das pessoas que connosco partilharam estas duas horas de descobertas e fantasias.
Alunos - Qual é a parte mais difícil? E a mais simples?
Monitoras- Achamos que talvez seja a parte da decisão do tema e depois do título.
Não há partes mais simples, há sim partes mais divertidas e talvez a nossa preferida seja o resultado final, a apresentação do espectáculo.
Alunos - Qual é a reacção mais habitual dos jovens que aí vão?
Monitoras- Em geral, é muito boa, uma vez que não estavam a contar com uma visita tão interactiva e tão movimentada. Pensamos que, no fim, todos os participantes ficam muito orgulhosos do trabalho que desenvolveram.
Alunos - Qual foi a pior experiência durante o desempenho desta actividade?
Monitoras- Até hoje não aconteceu nada de mau nestas visitas. Pedimos desculpa, mas não temos uma má experiência para vos contar.
Alunos - Quando eram da nossa idade, deram-vos a oportunidade de participar em actividades como esta?
Monitoras- Na nossa altura (mas olhem que não somos assim tão velhas), não tivemos muitas iniciativas como esta, por isso achamos que temos muita sorte em vos poder proporcionar esta experiência e vocês de a receberem.

Agradecemos, mais uma vez, a colaboração e amabilidade das monitoras e, finalmente, queremos felicitá-las pelo óptimo desempenho e pela cordialidade com que nos receberam.

Joana Pinto
Mariana Almeida
Tomás Ambrósio

Sem comentários:

Enviar um comentário